OUTROS LUGARES

Há um tempo em que é preciso .... esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
                     Fernando Pessoa 


Palácio do Itamaraty - Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1970, com paisagismo externos e internos de Burle Max. No último pavimento tem um jardim sob um pergolado que deixa a edificação muito leve. Conjunto fantástico.


Catedral Metropolitana de Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1970: Leveza inspiradora.

Museu de Brasília inaugurado em 2006 em comemoração aos 99 anos de Oscar Niemeyer (o projeto é dele também). Aqui aproveitei  uma exposição sobre a Arquitetura da Bauhaus.




 Museu de Arte Contemporânea de Niterói-RJ - 
Diante da explicação abaixo,eu me calo...e admiro.

          "Como é fácil explicar este projeto!  Lembro quando fui ver o local.
            O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar.
            E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria.
            O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o 
            meu projeto. "
                                 Oscar Niemeyer (2006)



Pousada em Búzios - RJ com vista para a praia de João Fernandes. Achei a melhor praia da península.  Mas quem for, tem que conferir todas.


Será que estou em Paris? Que nada: Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro.
A confeitaria foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses
Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma idéia de como terá sido a Belle Époque na capital da República. Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi.
Em 1922 as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a clarabóia do salão de chá, decorada com belos vitrais.
Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, (e eu, hehe)

O Grande Arco de la Défense (Paris) é um monumento de 112 metros de altura coberto de mármore branco e aberto no centro, apoiado por 12 pilares de 30 metros cada.Realizado em 1989 por causa do bicentenário da Revolução Francesa.Projeto do arquiteto dinamarquês Otto von Spreckelsen, simboliza uma janela aberta ao mundo.




Ao fundo La Défense, o maior centro financeiro da cidade de Paris. Com uma população de 20.844, a área abriga seus 72 edifícios de vidro e aço, que incluem 14 arranha-céus acima de 150 metros, com 150.000 trabalhadores diários e 3,5 milhões de metros quadrados de espaços de escritórios, La Défense é o maior centro empresarial desenvolvido na Europa.

Entorno da Torre Eiffel. Jardins e muito espaço livre. 
Ótimo para contemplar num dia ensolarado como este.

Ao fundo o Museu do Louvre (Paris). Parada obrigatória, todas as vezes que se vai a Paris. Inspiração para arquiteto nenhum botar defeito.No centro, o Arquiteto I. M. Pei propôs uma feliz intervenção. Uma pirâmide de vidro para o pátio central, inaugurada em 1988
A pirâmide é só a janela de um grande átrio subterrâneo sob este pátio que serve de distribuição à todos os setores do Louvre.

A Gare do Oriente, é uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes em Lisboa. Obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, ficou concluída em 1998 
para servir a Expo '98 e actualmente o Parque das Nações.

O Parque das Nações é actualmente considerado como o bairro mais seguro e mais bem frequentado da cidade de Lisboa. A sua arquitectura contemporânea, os espaços de convívio e todo o projecto de urbanização e requalificação urbana trouxeram nova dinâmica à zona oriental da cidade de Lisboa que, em 1990, ainda era uma zona industrial.

 
O Palácio das Comunicações em Madrid está situado junto à Fonte de Cibeles.Este edifício que é a estação central de correios de Madrid, é conhecido também por Nuestra Señora de las Comunicaciones, devido ao seu aspecto ser semelhante a uma catedral.
Foi edificado em 1904 pelo arquiteto Antonio Palacios.


Ao fundo a cidade de Toledo. Foi a capital da Espanha até 1561. 
Cidade medieval plenamente conservada. Imperdível

  Detalhes típicos de Toleto (Espanha)

Monte Carlo é um dos 11 bairros de Mónaco, onde decorre o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. Ao fundo o Cassino de Monte Carlo. 
Achei um pouco cafona. Nos arredores tem melhores lugares de gastar seu dinheiro.

Pequenas aglomerações medievais são vistas na Costa Azul (França). Neste lugarzinho tem uma deliciosa fábrica de perfumes. E nesta região, a cor do Mar Mediterrâneo é fantástica.

Veneza – Misteriosa, mágica e inspiradora.




Praça de São Marcos em Veneza. 
Ao fundo a Basílica (ano 1094) é um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina.

 A Basílica de São Marcos tem  internamente, alguns lugares do piso e teto revestimento em mosaicos de pequenas pedrinhas de ouro, bronze, mármore e granito desenhados nos estilos bizantino e gótico.

A Ponte Vecchio (Ponte Velha) é uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro.

Basílica di Santa Maria del Fiore (Florença) – A gigantesca cúpula é do arquiteto renascentista Brunelleschi. É uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana. Em 1864, Emilio de Fabris venceu um concurso para uma nova fachada, que é a que vemos hoje, um enorme e magistral trbalho de mosaico em mármores branco-roseado e verde, em estilo neogótico,

Florença também sugere flores - E, como a Mari fica bem perto de flores. 
Aqui tulipas que ela adora

Praça de Espanha (Roma): muita gente, muitas flores, um clima agradável. 
Bom lugar para uma pausa.

Coliseu (Roma). Passadinha breve e imperdível.
 ...